Manual da Biblioteca Virtual da RedeSAN

Índice:

1) O que  é a Biblioteca Virtual da RedeSAN?.................................pág. 2

2) Que tipos de documentos estão presentes na BVR? .................pág. 3

3) Quais são as pastas onde os materiais estão alocados?............pág. 4

4) O que são os campos de catalogação? ......................................pág. 5

5) Que são e como utilizar as ferramentas de busca?.....................pág. 6

6) Como funciona a busca por ano? ...............................................pág. 7

7)    Como são apresentados os resultados das buscas e como ordenar minha busca com o critério que me interessa mais?..............................pág. 9

8)    Como se comunicar com os responsáveis pelo BVR?................pág. 10

Versão 09/11/2012

1)     O que  é a Biblioteca Virtual da RedeSAN:

A Biblioteca Virtual da RedeSAN ( BVR) é uma coleção de materiais digitais (em formatos diversos, como livros, vídeos, cartilhas, relatórios, artigos, etc.) ligados aos temas da Segurança Alimentar e Nutricional, Água e Convivência com o Semiárido. Esta tem como objetivo atender as necessidade e interesses dos alunos dos cursos da RedeSAN, aos parceiros da Rede e ao público em geral.

A Biblioteca disponibiliza os seguintes materiais:
            1) os materiais dos cursos (Textos Referenciais, orientações, Trabalhos de Conclusão de Curso, etc.),
            2) materiais de outras atividades da RedeSAN (Encontros de Gestores, etc.)
            3) materiais de outras fontes, compreendendo os de cunho científico (como artigos publicados, teses e dissertações), de divulgação (folders, cartilhas, manuais) e outros como vídeos, relatórios de projetos e encontros, legislação, etc.
            A BVR  está disponível para qualquer usuário da Rede Mundial de Computadores (Internet) no endereço http:\\redesan.ufrgs.br/bibliotecavirtual. Também pode ser acessada a partir do Portal da RedeSAN no endereço http:\\redesan.ufrgs.br  clicando na aba Biblioteca Virtual (figura abaixo), no menu superior.

Há duas formas de buscar documentos na Biblioteca: pesquisando diretamente nas  pastas ou utilizando as ferramentas de busca.

2)     Que tipos de documentos estão presentes na Biblioteca Virtual?

Na tabela abaixo, encontram-se identificados os  documentos existentes na BVR, bem como os detalhes de cada um.

Detalhes

Apresentação

Apresentação de slides

Artigo sem indicação de publicação

Artigo Publicado

Artigo publicado em revista de cunho científico, de divulgação, periódico, etc.

Boletim

Capítulo de Livro

Cartilha

Cartilhas, livretos e folders

Declaração

Declaração política, manifesto, documentos finais de eventos, conferências, entre outros.

Dissertação de Mestrado

Figura

Inclui fotos

Legislação

Texto de legislação

Livro

Manual

Material de cunho técnico, político, etc.

Monografia de Graduação

Parecer

Pareceres de órgãos públicos ou particulares

Programação de Evento

Projeto

Relatório

De projetos, de eventos, etc.

TC RedeSAN

Trabalho de Conclusão de curso de alunos da RedeSAN

Tese de Doutorado

Texto Referencial

Texto Referencial de Curso da RedeSAN, incluindo Planos de Ensino, Orientações diversas (p.ex. confecção do TC, etc.)

3) Como estão alocados os documentos?

Os documentos existentes na BVR estão alocados em PASTAS (figura abaixo). Atualmente são 7 pastas principais:

1     Acesso à Água, à Terra e aos Recursos Naturais;

2     Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição, Vigilância Sanitária, Educação Alimentar e Nutricional;

3     Planos e Programas de SAN;

4     Agriculturas e Diversidade;

5     Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais;

6     SISAN e Legislação;

7     Fundamentos Teóricos de SAN, Soberania Alimentar e DHAA.

Os materiais estão organizados  através de um critério temático, ou seja,  incluem-se  materiais de diferentes formatos na mesma pasta.

Essas pastas são divididas em subpastas (figura abaixo) seguindo, sempre, o critério temático. Por exemplo: na pasta “Agriculturas e Diversidade” encontra-se a subpasta “Agroecologia”. Pelo  critério  temático, um documento pode abordar mais de um tema, podendo, portanto, estar alocado em mais de uma subpasta.

4) O que são campos de catalogação?

Campos de catalogação são as informações que estão associadas aos arquivos presentes da Biblioteca. É através deles que se utilizam as ferramentas de busca

Há seis campos de catalogação na BVR:

-        Título: título do documento.

-        Autor: nome do/a autor/a do documento ou dos/as autores/as. Há diversos documentos que são publicados por organizações, e não pessoas. Nesse caso, se utiliza o nome da organização (por exemplo: ONU).

-        Ano: ano do documento (sempre em algarismos numéricos).

-        Palavras-Chave: palavras que apresentam os temas de que o documento trata. Cada documento tem, pelo menos, três palavras-chave. Quando o documento trata de algum espaço territorial, esse aparece como palavra-chave.

-        Categoria: subpasta onde está presente o documento. Esse campo é fixo.

-        Tipo de Publicação: formato do documento. Esse campo é fixo.

5)     O que são e como utilizar as ferramentas de busca?

Através das ferramentas de busca se pode fazer uma pesquisa  personalizada na biblioteca. Elas utilizam os campos de catalogação.

As ferramentas encontram-se na página principal da biblioteca (http:\\redesan.ufrgs.br/bibliotecavirtual) e se mantem visíveis  em todas as buscas e utilizações da biblioteca (figura abaixo).

As buscas podem ser realizadas utilizando um ou mais campos de catalogação [4].  Por exemplo, pode-se fazer uma busca só utilizando o “título ou também o título e o ano da publicação. Por exemplo: para visualizar os   Trabalhos de Conclusão dos alunos da RedeSAN, deve-se selecionar “TC RedeSAN” no campo “Tipo de Publicação”. Por outro lado, para pesquisar  os TCs realizados a partir de 2010, além de selecionar “TC RedeSAN”, deve-se digitar 2010 no campo “ano.

Pode-se também utilizar partes das expressões ou palavras nos campos “título”, “autor” e “palavras-chave”. Por exemplo: para fazer uma busca por “convivência com o semiárido”, pode-se utilizar somente “semiárido” no campo “palavras-chave. Nesse caso, o resultado apresentará todos os arquivos que contenham a palavra semiárido naquele campo, incluindo,  “convivência com o semiárido”. Também  pode-se utilizar partes de palavras. Por exemplo: para buscar por agrobiodiversidade, pode-se utilizar , somente ,  “agrobiod” no campo “palavras-chave”. As ferramentas não diferenciam letras acentuadas nem maiúsculas.

6)     Como funciona a busca por ano?

Existem quatro formas de realizar busca por ano, usando os operadores “em”, “a partir de”, “até” e “entre”. Esses operadores devem ser escolhidos na hora da busca, na caixa de seleção correspondente (figura abaixo), sendo o operador “em” o padrão.

Para utilização do “operador”:

-               operador “em”- a busca apresenta os arquivos que tem especificamente o ano buscado. Por exemplo, se for feita uma busca com o ano 2007, o resultado apresentará somente arquivos produzidos no ano de 2007.

-               operador “a partir de”, a busca apresenta os arquivos datados do ano solicitado até o presente. Assim, buscando-se pelo ano 2007, vão apresentar-se resultados dos documentos dos anos 2007, 2008, 2009, etc., até o presente.

-               operador “até”, a busca apresenta os arquivos datados do ano mais antigo até o ano solicitado. Por exemplo, se for feita uma busca com esse operador no ano 2007, serão apresentados documento do ano 1976, 1985, 1990, 1991, 1992... até 2007.

-                operador “entre”, automaticamente aparecerá uma outra caixa de busca,  deve-se  preencher as duas caixas com o intervalo solicitado. Exemplo: buscar arquivos entre 2001 e 2007.

7)     Como são apresentados os resultados das buscas e como ordenar minha busca com o critério que me interessa mais?

Sempre que se realiza uma busca utilizando as ferramentas, e mesmo quando o usuário entra em uma subpasta, na página inicial da biblioteca, os resultados – por convenção – são apresentados utilizando o critério ano, em ordem decrescente. Essa ordem é indicada por uma FLECHA (figura abaixo). No entanto a ordem decrescente pode ser alterada de acordo com o  critério de preferência do usuário, podendo ser utilizado, para isso, os campos de catalogação “título”, “autor”, “categoria”, “ano de publicação” e “tipo de publicação” (ou seja, todos menos “palavra-chave”).

Por exemplo: clique com o cursor do mouse em cima do campo “titulo”;  imediatamente, aparecerá a ordenação crescente desse campo. Um novo clique apresentará a ordenação de forma decrescente.

8)     Como se comunicar com os responsáveis pela BVR?

Para se comunicar com os responsáveis pelo BVR, você deverá clicar no  link existentes na  página inicial. Preenchendo os campos solicitados, você poderá enviar sugestões de materiais a serem postados, tirar dúvidas sobre o funcionamento da biblioteca, solicitar materiais que não estão disponíveis, fazer críticas, etc.